quinta-feira, 5 de junho de 2008

Antropologia Forense


Antropologia é a ciência preocupada com o factor humano e suas relações. A divisão clássica da Antropologia distingue Antropologia Social e Antropologia Física. Na ciência forense é utilizada a Antropologia física, denominada como: Antropologia física forense.
Este ramo cientifico trata da identificação de restos humanos esqueletizados devido a sua grande relação com a biologia e a osteologia. Também examina, quando possível, as causas da morte, retratando e reconstituindo a cena da morte, através do exame dos ossos e das lesões, com o auxílio de criminalistas e médicos forenses.


Agora uma curiosidade =)

Uma das antropólogas físicas de maior referencia é Kathy Reichs. O seu trabalho como antropóloga forense é reconhecido mundialmente. Esteve no Ruanda, onde testemunhou no International Criminal Tribunal for Rwanda, formado pela Organização das Nações Unidas devido ao genocídio naquele país. Auxiliou o Dr. Clyde Snow e a Foundation for Guatemalan Forensic Anthropology numa exumação de vítimas lançadas em valas comuns nas terras altas do sudoeste da Guatemala.
Participou como membro da Disaster Mortuary Operational Response Team que realizou investigação forense no Ground Zero, após os ataques de 11 de Setembro de 2001. Identificou vítimas da Segunda Guerra Mundial no sudoeste asiático e chegou a examinar restos mortais de soldados que faleceram durante a Revolução Americana de 1776.
Actualmente, divide o seu tempo entre Charlotte e Montreal e participa como testemunha especializada em muitos julgamentos, nas várias conferências em todo o mundo.
Em 2005, a estação televisiva norte americana FOX estreou uma série, intitulada Bones. Sendo a sua principal personagem baseada nas obras e na vida de Kathy Reichs.



Sem comentários: