segunda-feira, 2 de junho de 2008

Técnicas de Investigação Criminal


* Primeiros passos dados pelos criminalistas numa cena do crime:

1º) a cena do crime é isolada para que nenhum vestígio se altere, contamine
ou perca e deve continuar intacta até que a equipa forense termine o seu trabalho;






2º) começa uma rigorosa inspecção técnica ocular pela procura de indícios, que deve fazer-se de forma conscienciosa e sistemática. Os investigadores criminais responsáveis devem documentar o local, fotografando do geral ao pormenor: o espaço, os vestígios, as vítimas se houver e, outros itens indispensáveis à análise do crime.


3º) Fazer filmes, desenhos e outros pode também ajudar na localização relativa de itens de vestígios, mobílias, distância entre edifícios, etc. Deve-se ainda registar, por escrito, moradas da cena, tempo de chegada e partida, cheiros, sons estranhos, temperatura e tempo e outras circunstâncias relevantes na cena do crime.



4º) Todos estes registos devem reflectir o aspecto do local, tal como foi encontrado. Em alguns casos, a Polícia Técnica digitaliza, em alta resolução,
os cenários para trabalhar depois num ambiente virtual.




* Recolha das provas / indícios:

Quando tudo se encontra documentado, inicia-se a recolha dos vestígios encontrados:
A prioridade são as provas físicas como fluidos biológicos,
impressões digitais, entre outras, pois podem, com o tempo, ficar deterioradas. Esta 1ª análise da cena do crime é muito importante, por isso, os criminalistas devem ter a certeza que reuniram todos os vestígios, documentos e objectos relevantes. Depois desta análise, as provas são enviadas para o laboratório forense.


2 comentários:

Loreal Megan disse...

Estou fazendo um trabalho de Ciências forenses e para uma feira, e como vou apresentar uma peça, gostaria de saber umas técnicas caseiras como vinage + fermento que acaba explodinnto em pequena escala.
Se puder me ajudar, fico mto agradecida.
Meu email é : lorrie.megan13@gmail.com

Michelly Novais disse...

Olá, sou Michelly estudante de Biologia, faço iniciação ciêntífica na área da entomologia forense e estou com dificuldades para conseguir materiais de identificação de Dipteros imaturos. Tenho algumas chaves para Caliphoridae, Fanidae e Mucidae e apenas uma chave para Sarcophagidae que nem é tão completa assim. Preciso de material para identificar as larvas e de algumas diferentes armadilhas para coleta-las. Se alguém puder me ajudar ficarei grata.
michellythaina.cardoso@hotmail.com

Abraço.