segunda-feira, 2 de junho de 2008

Fotografia

Fotografia

• A fotografia é extremamente importante na investigação de um crime. É o modo de identificação do ambiente e das vítimas, além de servir como prova e oferecer pistas que podem levar ao criminoso e à descoberta de como foi cometido o crime. É um registo minucioso de todos os detalhes da cena: indícios, vestígios que possam ser utilizados no esclarecimento do crime.


• Como todo método, a fotografia apresenta vantagens e desvantagens:


-Vantagens: identificação rápida, cópia fiel do ambiente e grande aplicação no campo técnico.

-Desvantagens: perda de fisionomia e nitidez, difícil arquivamento, maquiagem, ou seja, pode ser manipulada com alguns efeitos.

Tipos de fotografia usadas em criminalística:

Para a fotografia criminal, pode ser usado qualquer tipo de filme. Devido a variação de local, pode ser necessário fotografar apenas com tipos de flashes, lanternas, sob a luz nocturna. Portanto, o tipo de filme utilizado é adaptado ao equipamento fotográfico e às condições adversas do local a ser registado

Fotografia Bioquímica: fotografias de pêlo e esperma no microscópio e fotografias de projéteis que serão usadas no estudo de balís
tica.

Fotografia Métrica: é quando se utiliza de um segmento da fita métrica para se determinar as dimensões das evidências

Fotografia Micro: é a fotografia em que se usa o microscópio para aproximar a imagem. Uma máquina fotográfica é acoplada ao microscópio que permite a visualização do objeto a ser investigado. Um exemplo disso é na fotografia de projéteis, que através da microfotografia é possível enxergar detalhes que não são visíveis a olho nu, como as arranhaduras feitas pela arma do crime na bala.

Fotografia de Aspecto Geral:
reproduz todo o local do crime, com o maior número possível de elementos materiais. Todos os aspectos da cena que couberem numa chapa de fotografia devem ser registrados.

Fotografia de Detalhe: é a minúcia de algo que se pretende evidenciar

Repartimento Fotográfico: é a fotografia do ambiente em perspectiva. Tira-se uma em cada canto e lados opostos (paredes, solo e tecto).

Sem comentários: